Bem-vindo ao blog de Felix Ricardo Gilioli

Compartilhando conhecimento sobre tecnologia, programação e engenharia de software

Remover imagens antigas do Docker

| Categorias: DevOps
Como remover imagens antigas do Docker

Quando passamos a trabalhar com containers muitas vezes sofremos com problemas de armazenamento, isto por que cada vez que lançamos uma nova versão de uma imagem ele mantem a antiga salva em disco.

Levando em consideração que cada imagem contém todas as dependências necessárias para sua execução, isso impacta significativamente no armazenamento.

Uma maneira de resolvermos esse problema é removendo as imagens antigas que não estão sendo mais utilizadas. Podemos fazer isto executando o seguinte comando:

    
    docker rmi $(docker images | grep "^<none>" | awk "{print $3}")
    

O comando acima vai remover todas as imagens com a tag <none>, com isso resolvemos nosso problema de armazenamento.

Como liberar espaço removendo imagens antigas do Docker?

Para liberar espaço removendo imagens antigas do Docker que não estão sendo utilizadas, execute o comando: docker rmi $(docker images | grep "^<none>" | awk "{print $3}"). Este comando identifica e remove todas as imagens com a tag <none>.

Por que as imagens antigas do Docker ocupam tanto espaço?

As imagens antigas do Docker ocupam muito espaço porque cada imagem contém todas as dependências necessárias para sua execução. Quando novas versões são lançadas, as antigas permanecem salvas em disco, impactando significativamente o armazenamento disponível.

O que são imagens Docker com tag <none>?

Imagens Docker com tag <none> geralmente são imagens intermediárias ou "dangling" (penduradas) que não possuem mais referências e não estão sendo utilizadas. Estas imagens são criadas quando você constrói novas versões de imagens existentes, e as versões antigas perdem suas referências.